Pilates é um método completo de condicionamento físico, reeducação postural, treinamento corporal e mental, com o objetivo de alcançar equilíbrio global, proporcionando bem-estar, saúde e uma melhor qualidade de vida. A aula baseada em exercícios de força dá ênfase ao fortalecimento da musculatura interna estabilizadora da coluna (abdome e para vertebrais).
O stress articular é quase nulo, pois os exercícios são realizados praticamente sem impacto nas articulações. As aulas são únicas e diferenciadas, evitando a monotonia.
Os exercícios de Pilates devem ser executados em poucas repetições e alta precisão respeitando os princípios básicos do método que são:
Controle Centrando Respiração Alinhamento postural Fluidez Concentração
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Benefícios
Aumenta a flexibilidade e alongamento
Melhora o condicionamento físico
Fortalecimento global
Fortalecimento abdominal
Melhora o equilíbrio e coordenação motora
Melhora a postura e a consciência corporal
Equilibra a mente, corpo e combate o stress
Estimula a circulação
Melhora o padrão respiratório.
Indicação
Alterações posturais; Atletas;
Afecções da coluna vertebral; Jovens;
Dores nas costas; Homens;
Dores musculares; Idosos.
Dores articulares;
Reabilitação;
Depressão;
Saúde da mulher;
Gestante;
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
História
O alemão Joseph Hubertus Pilates (1880 – 1967) foi o inventor do método Pilates de condicionamento físico. Quando criança sofria de raquitismo, asma e febre reumática. Na adolescência, prevendo o seu futuro numa cadeira de rodas, começou a estudar anatomia, fisiologia humana e fundamentos de medicina oriental. Com isso desenvolveu exercícios em aparelhos rústicos inventados por ele. Criando seu próprio método, desenvolvendo cerca de 500 exercícios que o ajudaram, bem como seus seguidores, a levar uma vida longa e saudável.
O método Pilates não se centrava em exercícios padronizados, servidos como uma receita reutilizável de sujeito para sujeito. O método tinha aqui um cunho irrefutável de individualidade. Perante determinados indivíduo, Pilates alterava radicalmente os planos comuns de exercícios. E foram poucos aqueles que puderam assistir a todo este mecanismo de trabalho. Os poucos que tiveram esse privilégio acabaram mais tarde, após a morte de Joseph Pilates, por fundar as suas próprias escolas, chegando alguns a declarar a prática do método original. Mas isto não é verdade, pois não existia um método original específico. Existia sim um método de trabalho próprio de Joseph Pilates, o qual é indubitavelmente inimitável.